Conectividade

A TIM é a primeira operadora a ativar rede comercial de internet das coisas no 4G.
Thumb da notícia

4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) – que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM.

4G em 700MHz

A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição. Atualmente, a TIM está operando na faixa de 700MHz em mais de 2.300 cidades brasileiras.

Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa da 2600MHz, além de proporcionar uma maior penetração em ambientes indoor.

O que é NB-IoT

Já pensou em como conectar uma grande quantidade de dispositivos e sensores, responsável pela geração e transmissão de dados, de forma que essa estrutura seja confiável, duradoura economicamente acessível? A banda larga estreita, mais conhecida como Narrow Band IoT (NB-IoT), é a tecnologia que torna isto possível!

Demonstrando mais uma vez o seu pioneirismo e inovação, a TIM é a primeira operadora no mercado brasileiro a ativar na sua rede comercial 4G a funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT). A plataforma permite viabilizar a oferta de soluções de Internet das Coisas (IoT), utilizando a frequência 700 MHz.

Além de ser um padrão adotado mundialmente, quando aplicada nesta frequência, há uma ampliação de até 40% da cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além do baixo consumo de bateria, com duração de 5 a 10 anos, o que é fundamental para aplicações de IoT.

Outra vantagem ao utilizar o NB-IoT diz respeito à ampla cobertura da operadora no Brasil, que já conta com milhares de cidades aptas à utilizarem a plataforma. Até o final de 2020, serão mais de 4.000 municípios operando nesta faixa e que podem ser contemplados com soluções de IoT, de acordo com as novas parcerias da operadora no país.

Vantagens do NB-IoT:

  • Alta cobertura: Cobertura de até 100km da célula.
  • Menor custo dos módulos: Os módulos NB-IoT costumam ser mais acessíveis em função de sua simplicidade.
  • Eficiência energética: Dependendo do uso da aplicação, dispositivos NB-IoT podem chegar a mais de 10 anos de vida útil.
  • Frequência licenciada: Interferência mínima no sinal.
Publicado 8 de abril de 2020
Compartilhar: