Líder no agronegócio, operadora quer chegar a 20 milhões de hectares cobertos em 2024
Ribeirão Preto, 06 de janeiro de 2024 – Líder em abrangência 4G no agronegócio no Brasil, a TIM apresentará soluções de conectividade para o campo, em estande na DatAgro – Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, evento realizado em Ribeirão Preto/SP nos dias 06 e 07/03. O encontro, que marca o início do planejamento do setor sucroenergético brasileiro, reúne empresários, executivos de usinas, produtores, fornecedores de cana e lideranças políticas que apresentam insights exclusivos sobre a safra de cana atual e do próximo ano 2024/25.
A operadora é pioneira na digitalização do agronegócio brasileiro, com o programa 4G TIM no Campo, que permitiu que encerrasse 2023 atingindo a meta de cobertura, com 16 milhões de hectares, um aumento de 2 milhões em relação ao ano anterior. A tecnologia 4G é essencial para atender demandas de digitalização do setor no Brasil e contribuir com o aumento da produtividade, com o uso de sensores de medição em lavouras e transmissão de dados em tempo real, por exemplo.
“Podemos ter várias máquinas conversando entre si e inteligência das coisas (IoT) para o acompanhamento on-line de diversos indicadores e situações, que colaboram para tomada de decisões ágeis e assertivas, como os dados de uma estação meteorológica, o consumo de combustível dos tratores, e o tempo exato em que será necessário o envio de um novo caminhão para transporte da colheita. Esse salto tecnológico ocorreu com a conectividade do campo e a chegada da internet móvel para dentro das porteiras”, explica Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil.
Com a TIM IoT Platform, por exemplo, é possível criar processos de análise e operação, dashboards com informações e insights para uma interface, que por meio de atividades programadas, podem resolver grande parte dos problemas mapeados em uma lavoura.
A TIM tem contratos firmados com mais de 30 grandes grupos do agronegócio brasileiro e atende outras 112 mil propriedades rurais. Entre eles estão importantes players dos setores sucroenergéticos e sucroalcooleiros como São Martinho, BP Bunge, Jalles Machado, Usina Santa Adélia, Adecoagro, SJC Bioenergia e Dacalda. Os benefícios se estendem não só às propriedades como também à população: são cerca de 265 escolas públicas e 80 unidades básicas de saúde conectadas. Hoje a companhia beneficia mais de 1,3 milhão de pessoas com o projeto 4G TIM no Campo, em mais de 676 municípios de 14 estados diferentes.
A expectativa da TIM para 2024 é crescer mais 4 milhões de hectares (dobro da meta estabelecida para 2022), chegando à marca de 20 milhões de hectares conectados.