A TIM anuncia a ativação de cobertura 4G na Fazenda Panorama, pertencente a SLC Agrícola, como mais um piloto do projeto “4G TIM no Campo”, na cidade de Correntina, na Bahia. A iniciativa utiliza tecnologia celular da Nokia e backhaul da BRFibra Telecomunicações, provendo comunicação por voz da equipe da fazenda, assim como a conexão das colheitadeiras, tratores e outras soluções de IoT com foco em agricultura de precisão e gestão de máquinas e ativos. O projeto considera a tecnologia móvel 4G na faixa de 700MHz para “iluminar” o campo, com o objetivo de aumentar a produtividade da companhia, assim como a qualidade de vida das pessoas na região.
“O objetivo da TIM ao criar o projeto “4G no Campo” é viabilizar a digitalização do Agronegócio brasileiro. A partir da conectividade, trazemos soluções inovadoras para o setor aumentar ainda mais sua produtividade através de infinitas possibilidades de automatização, controle e novas tecnologias de cultivo e manejo das culturas de soja, milho, algodão entre outras, tornando o conceito de Agricultura 4.0 uma realidade”, afirma Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado IoT e 5G na TIM Brasil, que vem liderando o projeto “4G TIM no Campo”.
Para esta iniciativa, a TIM forneceu todo o sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT), com investimentos em infraestrutura de rede na região e cobertura 4G nas suas áreas de produção e industrial, além de contar com a parceria da BRFibra, da BRDigital – entregando serviços complementares ao cliente final – e a tecnologia certificada para o Agronegócio da Nokia.
O projeto permitirá o controle e o acompanhamento em tempo real das colheitadeiras e dos tratores da fazenda, assegurando decisões rápidas, com redução de custos, melhor manejo das lavouras e maior velocidade no escoamento da produção. A Nokia tem aplicado sua tecnologia celular e conhecimento para tornar mais eficiente a conexão das máquinas, acelerando o processo de digitalização do Agronegócio.
“Os resultados até o momento são surpreendentes. A rede 4G da TIM, suportada pela conectividade da BRFibra e serviços de dados da BRDigital, nos possibilita fazer videoconferências em alta velocidade e com qualidade diretamente das colheitadeiras onde antes não tínhamos qualquer tipo de sinal celular. A conexão das máquinas em tempo real e a comunicação da equipe deve trazer agilidade e maior produtividade aos nossos processos, em linha com o objetivo da SLC Agrícola de contribuir para o crescimento do Agronegócio brasileiro, através da inovação de novas tecnologias”, explica Angelo Castiglia, Diretor de TI do Grupo SLC.
Ao todo foi coberta uma área de 22 mil hectares, com a conexão imediata de 23 máquinas agrícolas e 10 coletores de dados O projeto faz parte da estratégia da TIM de levar conectividade 4G e soluções inovadoras para o Agronegócio brasileiro.