A Brasil Terminal Portuário (BTP) escolheu a TIM e a Nokia como parceiras para a construção e operação de sua rede 5G privada, que vai impulsionar a transformação digital de suas operações no terminal de contêineres em Santos.
A Brasil Terminal Portuário (BTP) escolheu a TIM e a Nokia como parceiras para a construção e operação de sua rede 5G privada, que vai impulsionar a transformação digital de suas operações no terminal de contêineres em Santos. À frente da gestão do maior terminal de contêineres da América do Sul, a BTP é um dos principais operadores portuários do país, com atuação no Porto de Santos, o maior da América Latina. A parceria prevê a implementação da primeira rede privada 5G do setor no continente latino-americano, e evoluirá para uma estrutura definitiva após a liberação da frequência de 3,5GHz para a cidade, prevista pela Anatel para 2023.
Um dos principais objetivos da BTP neste projeto era ter uma rede privada que possibilitasse a implementação de soluções para aumentar a conectividade dos equipamentos e, consequentemente, a sua eficiência operacional. O projeto conta com a colaboração da Nokia, que traz ao país as soluções mais avançadas em conectividade de redes críticas para o segmento de portos, como a plataforma Nokia Digital Automation Cloud (NDAC).
A tecnologia 5G viabiliza soluções de monitoramento remoto e em tempo real de equipamentos, guindastes de diferentes portes e atividades, com gestão a partir de uma central de monitoramento. A conectividade também será fundamental para aumentar a efetividade da comunicação entre os mais de 1.400 colaboradores, inclusive com uso de ferramentas e aplicações próprias. Os primeiros testes foram realizados com Prova de Conceito, utilizando rede de acesso e core privado, e avaliaram velocidade, cobertura e latência. Os resultados foram positivos e atingiram as metas e especificações estabelecidas pelas equipes técnicas da BTP.
Para Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, ter a BTP como cliente em projetos de conectividade 5G só demonstra o valor e o impacto da tecnologia na indústria brasileira: “Nosso protagonismo no setor de telecomunicações, especialmente com a chegada do 5G, se reflete em projetos e iniciativas pioneiras, como o que iniciaremos agora com BTP e Nokia, no setor portuário. Nosso pioneirismo em projetos 5G, iniciados em 2019, a liderança absoluta na cobertura 4G e a conquista da maior rede móvel do país são os nossos diferenciais para habilitar a transformação digital dos mais variados setores da indústria brasileira. Estamos entregando hoje o que clientes visualizam para seu futuro, mudando o conceito de conectividade e inovação”, anuncia.
Ricardo Arten, CEO da BTP, informa que a implantação do 5G faz parte de um pacote de investimentos associados à renovação contratual por mais 20 anos de concessão à BTP para operar no Porto de Santos. “Queremos aumentar nossa capacidade operacional dentro dos limites atuais do terminal e a tecnologia é fundamental nesse processo. Acreditamos que a tecnologia tem o poder de tornar o setor portuário mais eficiente, seguro e sustentável. Estamos investindo continuamente no desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias digitais para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções”, afirma.
Para Ailton Santos, CEO da Nokia Brasil, a colaboração com a TIM tem possibilitado o desenvolvimento de projetos inovadores que beneficiam os setores produtivos da economia nacional: “Construímos nossa expertise junto a mais de 485 clientes de redes privadas, em diversos segmentos. Nesta nova colaboração com a TIM, estamos trazendo ao segmento de portos na América Latina, com a BTP, as grandes oportunidades de otimização e eficiência que as redes privadas 5G vêm oferecendo mundialmente.”