Planejar é a chave de ouro para qualquer negócio. Afinal, desenvolver estratégias focadas no atingimento de um objetivo garante tomadas de decisões assertivas e processos bem definidos. No campo, não é diferente: o planejamento de safra é o segredo para uma colheita de qualidade.
Tal método busca uma visão a longo prazo a partir do período que antecede a produção, no intuito de preparar e otimizar os recursos da fazenda a fim de atingir as expectativas de produtividade e custos-benefícios.
Apesar de parecer fácil na teoria, o planejamento de safra pode ser um ponto de apreensão para muitos agricultores, visto que a ausência de ações delineadas compromete a rentabilidade.
Mas como realizar uma estratégia para a próxima colheita? Como detectar os acertos e erros para não os replicar? De que modo as tecnologias auxiliam nesta tarefa?
Preparamos este artigo para tirar suas principais dúvidas e ainda apresentar algumas dicas para colocá-las em prática! Confira abaixo.
O que é o planejamento de safra?
O planejamento de safra é a base da administração agrícola, e consiste no estudo e organização dos próximos passos de um plantio, como o processo de produção e o preparo do solo. Vale lembrar também que este plano de ações inclui até mesmo o armazenamento dos produtos!
Para atingir com sucesso os objetivos de cada uma dessas etapas, é importante responder a uma série de questões com base nas oportunidades e ameaças do cenário agrícola.
A primeira delas é definir o que será produzido. Para isso, é necessário ficar por dentro das commodities valorizadas, bem como a cotação de cada cultura. Outro ponto está na identificação da forma de cultivo. A partir da análise de dados consolidados pelas tecnologias no campo, você poderá realizar uma análise do solo e encontrar a opção mais adequada.
É fundamental considerar o orçamento para a compra de insumos agrícolas, investimento em maquinários e gastos eventuais. Os produtores rurais também devem ter foco total no período de cultivo, o que é facilitado a partir da consulta a aplicativos de dados climáticos.
Como realizar o planejamento de safra? Veja 4 dicas
Uma colheita atual nunca é o fim do processo, mas o início do próximo ciclo agrícola. Pensando nisso, os passos devem ser tomados com uma antecedência considerável.
Mas afinal, como colocar o planejamento de safra em prática? Aqui vão 4 dicas indispensáveis!
1. Utilize sua base de dados
Antes de pensar nas tomadas de ações futuras, é importante mapear as decisões e resultados passados, pois eles serão a base de análises dos pontos fortes e fracos de seu negócio.
Um planejamento de safra baseado em informações qualificadas ajudará a entender, por exemplo, a quantidade de água utilizada e de defensivos aplicados, qual a taxa de combustível gasto e qual o tempo de trabalho dos colaboradores.
2. Realize uma análise de mercado
Entender o movimento do mercado agrícola é central para um planejamento de safra efetivo. Por meio de diferentes plataformas e aplicativos, é possível se informar sobre o andamento das colheitas e das previsões para a época seguinte.
Ao realizar esta atividade, você poderá avaliar o quanto deverá investir para atingir resultados satisfatórios.
3. Estabeleça uma gestão financeira
Mais do que pensar somente na produção, os agricultores encabeçam também a gestão financeira de sua propriedade. São os recursos monetários que possibilitam a estruturação de sucesso dentro de um mercado competitivo e com margens de lucros estreitas.
Nesse sentido, o planejamento de safra deve compreender informações constantemente alimentadas sobre fluxos de caixa, como receitas e gastos, trâmites de contas bancárias e armazenamento de notas fiscais.
A utilização de planilhas automatizadas e até mesmo softwares são de grande ajuda nesta etapa, uma vez que a exatidão dos dados resultará em um panorama real da saúde financeira de sua fazenda.
4. Desenvolva planos sustentáveis
A produtividade na agricultura depende diretamente de fatores climáticos, os quais sofrem alterações graças às atividades humanas. Essa é uma conjuntura que não só afeta a sobrevida econômica dos agricultores, mas a mesa de milhares de brasileiros.
Portanto, a atenção ao meio ambiente deve ser um item para o planejamento de safra, já que manejos criativos resultam em menor impacto e maior segurança dos alimentos que chegam ao consumidor final.
A agricultura digital é uma grande aliada na viabilização da gestão eficiente de irrigação e de pulverização agrícola, por exemplo.
Fonte: Blog ConectarAgro